Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

russomanias

russomanias

Comentadores VIP

Sendo eu reconhecidamente um pretensioso comentador tacanho, obtuso e de meia tigela, não perco uma oportunidade de aprender com os mais vivaços do que eu e que têm já nome bem firme e assente na praça. Assim, é certo e sabido que jamais me recuso a ouvir, muito atentamente, os mais traquejados no ofício do que eu. Por isso, na SIC ouço e vejo sagradamente o eloquente Luís Marques Mendes, que no dia em que foi confrontado com a acusação que lhe foi feita de ter participado na "venda ilegal" de acções da Isohidra, rematou logo que efectivamente tinha sido gerente dessa empresa, mas que agora já não era. Acusado igualmente, uns tempos depois, de ter estado ligado à empresa JMF, investigada nos casos dos Vistos Gold, logo se defendeu que nunca exerceu funções de "gerência" na dita empresa, pelo que o caso lhe passava inteiramente ao lado. Assim, Luís Marques Mendes por enquanto tem saltado inteligentemente sobre o "fogo" comprometedor que o tem atingido... contudo não tem deixado de andar bem perto do respectivo "fumo".

 

Outro inteligente e escorregadio comentador, agora da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa, sempre tem sabido falar o quanto baste do caso BES, quase parecendo que nada se tem passado e comentando o assunto com meias palavras e meias tintas, melhor ainda... nada dizendo de relevante. Claro que se juntarmos a isto o facto de a sua digníssima esposa ter feito parte da administração do BES e também a inadmissível coscuvilhice de que, todos os anos, eram favas contadas que Marcelo Rebelo de Sousa passava luxuosas férias na idílica mansão de Ricardo Salgado, no Brasil (José Maria Ricciardi), então aqui já começamos a perceber o porquê dos silêncios ou meias palavras do ilustre comentador sobre a telenovela BES.

 

Outro grande "artista" do comentário político que muito admiro, também da SIC, é o prolixo romancista e burilador da palavra Miguel Sousa Tavares, que quanto ao escândalo BES faz questão de nada querer dizer, apesar da relevância do assunto para o país e para o depauperado bolso dos portugueses. Claro que o facto se compreende melhor se tivermos em linha de conta que uma sua filha é casada precisamente com o filho de Ricardo Salgado, o célebre "dono disto tudo". É, pois, caso para dizer... honestidade intelectual a quanto obrigas. É igualmente muito interessante o facto de Miguel de Sousa Tavares ter dito no Jornal da Noite da SIC de segunda feira passada, dia 23, que estava de acordo com a "Lista VIP" instituída pelos manda-chuvas das Finanças, pois que isso do "princípio da igualdade" não significava que somos todos iguais, o que é verdade, e que neste caso quem devia ser protegido eram os "VIP's", pois que as informações fiscais dos pés-rapados a ninguém interessa. Para Miguel de Sousa Tavares, por conseguinte, ninguém tem nada que tentar saber como a "elite" tem amealhado fartamente os seus milhões, colocado grossas fatias do bolo ilegalmente em "offshores" e fugido ao Fisco e à Segurança Social como o diabo foge da cruz... temos é que os "proteger"!...

 

Nunca perco uma, pois, dos nossos escorregadios e desinteressados comentadores VIP... cada sessão das suas é muito melhor que um Mestrado e da mais intrínseca e esclarecedora sapiência que um Doutoramento.