Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

russomanias

russomanias

Dicionário de Política para Tótós - de A a Z

JUVENTUDE COMUNISTA PORTUGUESA - JCP  -  Isto de se ser jovem comunista nos dias de hoje não deve ser nada fácil. O cheirinho do poder, esse poderoso catalizador de energias, para a JCP já era. Que pode levar então hoje em dia um jovem a decidir-se por tentar construir uma sociedade sem classes, onde não haja nem exploradores nem explorados, essa utopia que chegou a cativar milhões? Bem, será o desejo de ajudar a classe operária a chegar ao poder ou será antes a firme vontade desse jovem chegar ele mesmo ao almejado poder? Será o propósito de combater firmemente ao lado dos explorados e oprimidos ou será antes o objectivo de utilizar os explorados e oprimidos para construir e treinar alternativas para outros voos de mais garantidos retornos e rendimentos? Veja-se o caso do espertíssimo Pina Moura, que de reconhecido e excelente combatente pelas mais nobres causas do socialismo real e do comunismo, depressa desatrelou do berço que o viu nascer e enveredou imparavelmente pelo mais rentável "socialismo na gaveta", cometendo o enorme feito de aí ter chegado ao prestigiado posto de "cardeal".

 

Claro que pela via da JCP sempre se poderá chegar a presidente de uma Junta de Freguesia ou de uma Câmara Municipal, depois de atravessar o Tejo, mas será que isso basta para tanta juvenil ambição?... ah, já me esquecia, também dá, desde que se seja bem comportadinho e se vote sempre a favor do centralismo democrático, para alinhar na fila para uma cadeirinha nos lugares da frente da Assembleia da República ou no Parlamento Europeu, mas aqui cuidado!... nada de escrever ou dizer algo que não tenha sido já publicado no jornal Avante, mesmo que o seja por outras palavras. Claro que todo o pai ou mãe que incentive o seu filho ou filha a inscrever-se na JCP não deve admirar-se que ele um dia, questionado por algum jornalista mais experimentado sobre o que terá sido isso do "Gulag" no tempo da União Soviética, que ele responda que não sabe o que isso é, e que igualmente não saiba, de certeza, o que esteve em causa nos tais de "Processos de Moscovo", nos longínquos anos de 1936/1938.

 

Mas, se não se importar de todo em todo que o seu filhinho ou filha sejam uns autênticos tótósinhos no que respeita a História Contemporânea, não se apoquente... JCP!...