Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

russomanias

russomanias

Dicionário de Política para Tótós - de A a Z

SOCIALISMO - Já foi tempo em que falar de socialismo era uma situação com algum interesse e que chegava até a rivalizar com as altamente interessantes discussões sobre futebol. Sim, que no futebol ainda se notam algumas diferenças entre os encarnados e os azuis, e estes com os verdes. Já quanto ao socialismo, as diferenças entre este e a social-democracia e os democratas cristãos e outros liberais da praça, não são nenhumas. Basta olhar para o que se tem passado em Portugal e perguntar quais as diferenças entre o PSD e o PS no que respeita às políticas sociais. E a resposta só poderá ser, obviamente... nenhumas!...

 

Claro que vocês não deixarão sem resposta esta minha conclusão e dirão logo: mas se são assim tão iguais porque não se juntam todos e avançam para um partido comum? Boa pergunta!... não se juntam todos porque não convém, não interessa, porque se o fizessem o Zé Pagode alcançaria com a vista toda a amplitude do logro traçado para o iludir e manietar e, perante a profundidade do engano, ficaria sem alternativas para continuar a acreditar. Assim não. Agora anda iludido com o PSD e, como a situação está preta e a memória do tempo vai passando, os cordelinhos dos "senhores das sombras" começam agora a empurrar o para o braços do PS... e nova ilusão se vai criando de que estes, sim, é que são os bons, esquecendo-se os tempos do Sócrates. De ilusão em ilusão, as memórias vão fraquejando e os anos vão passando, e entretanto os vários "donos disto tudo" vão arrecadando no sossego os seus vastos milhões e colocando-os bem a salvo na estranja.

 

É claro que vozes críticas e mais académicas vão já dizer que esta é uma forma muito pouco científica e esconsa de analisar o que é ou tem sido o socialismo no decorrer da história, mas eu por mim vou pelo que já me dizia o meu saudoso avô e prefiro abordar estas matérias tudo "trocado em miúdos".

 

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.