Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

russomanias

russomanias

Dicionário de Política para Tótós - de A a Z

AUTARQUIA - Autarquia ou orgão de poder local é uma e a mesma coisa. Poderá ser tanto uma Junta de Freguesia como uma Câmara Municipal. É interessante entrarmos e olharmos atentamente para dentro de qualquer autarquia, começando pela que fica mais perto da nossa porta. Não é nada difícil encontrarmos aí um porteiro qualquer, irmão de um conhecido jogador de futebol, com um ordenadão de se lhe tirar o chapéu, fazendo salamaleques e a indicar portas à direita e à esquerda, admitido sem se saber como. Ou então dar de frente com um fiscal do serviço de limpezas de uma Câmara qualquer que em anos anteriores havia sido presidente, desinteressadamente, de uma junta de freguesia pelo mesmo partido. Um administrativo que entrou para uma junta de freguesia pela mão do presidente, com o 9º ano, se o tivesse, e depois aparece como director de serviço com o 12º, sem nunca ter adquirido essa qualificação, também não é difícil encontrar. 

 

Todas as autarquias fazem concursos públicos de admissão de pessoal para os seus mais diversos serviços. Nesses concursos prestam provas dezenas ou centenas de pessoas que tiveram que fazer variadas despesas para se poderem apresentar a concurso. Foram despesas de deslocação, almoços fóra, dias de trabalho perdidos. Só que os lugares para que concorrem estão já preenchidos por filhos, sobrinhos e cunhados dos manda-chuvas da autarquia lá do sítio, e essas pessoas fazem ali apenas o papel de tótósinhos.

 

Cada quatro anos, se mudarem os patrões da autarquia, é um autêntico rodopio de caras novas. Mas então, perguntam alguns, os eleitos dos outros partidos não dizem nada, deixam-se levar?... boa pergunta!... mas o que acontece é que pouco ou nada há a fazer, e isto porque, de vez em quando lá se dá uma atençãozinha a um sobrinho de um conhecido figurão da oposição, e... de que estás à espera?... tudo fica em águas de bacalhau. Mas a situação pode bem tomar outros contornos. Se a oposição se der ao desplante de fazer muito barulho, então aí o que há a fazer é comprar um ou dois dos seus manda-bitaites com algum cargo "executivo" de separa-papeis ou então, aqui com mais cerimónia, manda-se atribuir a um deles a medalha de mérito municipal por serviço prestados ao fim de semana e fóra de horas... e o homenzinho cai que nem canja e deixa de fazer ondas e birras públicas à figura do senhor presidente.

 

Como se pode ver, as autarquias são um mundo... um mundo de interessante e descomprometida dedicação.