Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

russomanias

russomanias

Oi meu Brasil!...

Um dia destes li já não sei onde que certos pensadores brasileiros são de opinião que bem melhor teria sido para o Brasil que, em vez dos portugueses, tivessem sido os holandeses a colonizar o Brasil. É na verdade bem sabido que, em resultado da chegada dos Filipes de Espanha a Portugal, a partir do ano de 1580, os holandeses andaram lá para os lados do Maranhão, mais precisamente no actual Recife, a tentar montar a tenda para estender o seu domínio ao Brasil inteiro. Certamente que aquela opinião tem as suas raízes no facto de alguns pensarem que os colonizadores portugueses do Brasil não passaram de uns aventureiros trogloditas atrasados e sem cultura, católicos conservadores, ao contrario dos colonizadores holandeses, mais aburguesados, calvinistas, liberais e... com capital.

 

Como português com os pés bem assentes no chão, naturalmente que não vou contestar, ou sequer duvidar por um momento que seja, das possíveis virtualidades de um actual Brasil com raízes na Holanda. Gostaria de o imaginar até, mas o exercício torna-se-me difícil. Reza a lenda que o nome Brasil poderá ter tido origem no famoso pau-brasil, árvore abundante na costa atlântica brasileira. Mas que nome teriam dado ao actual Brasil os racionais, secos e interesseiros colonizadores holandeses, o nome de alguma pedra?... ou seria antes Brazilië?... para mim a ortografia não soa, perde a elegância! Quando olho para as actuais Indonésia, África do Sul ou as Caraíbas, locais por onde assentaram barraca os empertigados e frios colonizadores holandeses, não vejo uma ponta sequer de possíveis vantagens que eles possam ter trazido para aquelas paragens e povos e que sejam assim tão superiores às que os portugueses deixaram no Brasil.

 

Uma coisa eu sei, se os portugueses não tivessem andado pelo sul do continente americano e fixado raízes nesse grandioso e belo país, certamente não existiria hoje o doce e encantador português do Brasil, tenho dúvidas que o povo brasileiro fosse tão rico e entrosado de povos e culturas, possuísse aquele suave e admirado encanto que tanto cativa os estrangeiros que visitam o país. E os portugueses são sempre os primeiros a admirar e a gostar do povo brasileiro!...

 

Oi meu Brasil!...

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.