Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

russomanias

russomanias

VIDA E DESTINO - Vassili Grossman (livro)

vida.jpg

 

Vassili Grossman foi um extraordinário reporter da II Guerra Mundial que nos deu neste lancinante livro, confiscado e proibido na antiga União Soviética durante dezenas de anos, imagens profundas e avassaladoras da invasão e violência perpetrados pelos nazis aquando da invasão do seu país. Através do seu livro descreve-nos a vivência diária no campo de batalha de simples soldados, oficiais e comandantes de exércitos comuns e famosos, sem deixar de abordar em profundidade os traumas psicológicos e patológicos dos próprios Hitler e Estaline. Vida e Destino é um livro profundo e impressionante da literatura russa moderna, comparado por alguns ao Guerra e Paz de Leon Tolstoi.

 

Através deste assombroso livro Vassili Grossman faz chegar até nós imagens terríveis do que foi o sofrimento do povo russo e as respostas dadas pelo mesmo no decorrer do tenebroso conflito, descrevendo e intercalando ambientes familiares, snipers escondidos entre as ruinas de Stalinegrado, laboratórios científicos e o vergonhoso e infindável Gulag.

 

Mas, ao mesmo tempo que descreve as duras provas e sofrimentos a que o povo russo foi sujeito pelos nazis fascistas, Vassili Grossman não se coibe de analisar e escalpelizar os intrincados e emaranhados regimes totalitários em confronto, nem tampouco de identificar nos mesmos linhas condutoras similares e objectivos comuns, compreendendo-se assim as razões e os motivos da proibição do livro na extinta União Soviética.

 

Leitura recomendada a quem gostar de temas relativos à II Guerra Mundial e se sinta liberto de preconceitos dogmáticos quanto à essência do ser humano e à luta diária pelo seu bem estar e sobrevivência... esteja onde estiver.

 

(VIDA E DESTINO  -  Vassili Grossman  -  Publicações Dom Quixote  -  855 páginas)